quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Árvores Artificiais podem ser úteis na luta contra o Aquecimento Global




Segundo Engenheiros Mecânicos britânicos algumas obras de Geo-Engenharia como as árvores artificiais e os fotobiorreactores à base de algas podem ser vitais na luta contra o Aquecimento Global a curto-prazo, permitindo ganhar tempo.



A Geo-Engenharia não é uma área nova mas investigadores da Institution of Mechanical Engineers, no Reino Unido vêm agora defender num relatório recente que é impossível evitar que ocorram Alterações Climáticas perigosas sem recorrer a estas inovadoras tecnologias.
Actualmente são vários os cientistas que afirmam que temos apenas algumas décadas para reduzir as emissões de carbono para a atmosfera antes que um aumento perigoso da temperatura global seja inevitável. Neste contexto, a Geo-Engenharia surge como ferramenta útil, devendo ser usada em conjunto com outras medidas para reduzir as emissões e para promover uma adaptação aos efeitos das Alterações Climáticas.



No relatório são identificados dois tipos de Geo-Engenharia. Segundo Nem Vaugh co-autor do relatório “A primeira categoria procura arrefecer o planeta reflectindo alguma da luz solar [para o espaço]”. E o autor acrescenta “O outro tipo de Geo-Engenharia permite a remoção de carbono da atmosfera e o seu armazenamento.”



A equipe estudou centenas de opções tecnológicas, mas foram apenas três as que se revelaram exequíveis. A primeira implica a produção de árvores artificiais que absorveriam carbono da atmosfera através de um filtro. Cada árvore artificial teria a dimensão aproximada de um contentor de transporte e seria capaz de remover milhares de vezes mais CO2 do que uma árvore verdadeira do mesmo tamanho. Segundo Tim Fox, co-autor do relatório, cada uma destas árvores poderia absorver 10 toneladas de carbono por dia e apenas 100 000 unidades seriam suficientes para absorver as emissões dos transportes no Reino Unido. Esta tecnologia já existe em protótipo e pode passar à fase de produção em massa brevemente.



O segundo método para remover CO2 da atmosfera faz uso de fotobiorreactores à base de algas, constituídos por recipientes transparentes com algas que ao realizarem a fotossíntese absorveriam dióxido de carbono da atmosfera e que seriam colocados nas fachadas dos edifícios.
Por último, a 3ª alternativa tecnológica que os cientistas sugerem para lutar contra o Aquecimento Global implica a reflexão de parte da radiação solar que incide sobre a Terra de volta para o Espaço, concretizável através da colocação de telhados reflectores nos edifícios.



Segundo Tim Fox, que apresentou o relatório “Acreditamos piamente que a Geo-Engenharia prática que estamos a propor pode ser implementada e pode tornar-se parte da paisagem nos próximos 10 a 20 anos”.


Fonte: BBC News

Nenhum comentário:

Postar um comentário